Meio Ambiente e SAAE de Lençóis promovem ação educativa na Estação de Tratamento de Esgoto

Uma ação realizada na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos) marca a retomada da educação ambiental com o objetivo de tornar pública a existência e importância do tratamento de resíduos, de acordo com a proposta da diretiva “Esgoto Tratado” do Programa Município Verde Azul.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Educação e Meio Ambiente e o SAAE. Participaram novos servidores da Autarquia, que ainda não conheciam a estrutura, e formam o público da educação ambiental não formal, ou seja, aquela que envolve públicos comunitários.

Os servidores foram recepcionados no Centro de Educação Ambiental da Estação Elevatória de Esgotos, onde receberam orientações sobre o saneamento básico que envolve quatro eixos: água tratada, esgoto tratado, drenagem e gestão correta dos resíduos sólidos.

Na sequência, por meio de um painel, visualizaram um mapa com a rede de interceptores de esgotos que direcionam o efluente para o tratamento preliminar e, posteriormente, para as lagoas anaeróbicas e facultativa, onde ocorre de fato a decomposição da matéria orgânica do esgoto por meio de um processo biológico, antes do efluente tratado ser devolvido ao corpo d’água receptor, o Rio Lençóis. É fundamental entender o processo para compreender a importância da ETE, gerida pelo SAAE.

A partir de agosto, fica estabelecida uma agenda de visitas à ETE com os alunos dos 7º anos do ensino fundamental. O cronograma foi estabelecido junto à Secretaria de Educação, para envolver a educação ambiental no âmbito formal e conforme currículo de aprendizagem. As ações se estendem até o mês de outubro e são realizadas em cumprimento a Lei 4989/2017. que estabelece o Programa Municipal de Educação Ambiental.

Visita na ETE retoma programa de educação ambiental

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.