Pioneiro no Brasil do ensino da física para deficientes visuais, professor fala sobre novo livro

Professor-doutor em Física da Unesp de Ilha Solteira, o lençoense Eder Pires de Camargo lança seu 10º livro e aborda a importância do estudo da Física para alunos com deficiência visual ou não. Em entrevista exclusiva nos estúdios do Acontece na Região, ele fala sobre seu trabalho e também da importância da física para o desenvolvimento de novas tecnologias.

O livro “Ensino de Física Multissensorial” é o resultado de pesquisas sobre o tema desde 1997. Eder Pires de Camargo é deficiente visual e conheceu de perto as dificuldades que os alunos de baixa visão como ele ou cegos enfrentam nas salas de aulas das escolas brasileiras. O livro está em formato e-book e pode ser baixado de graça pelo link: https://inclui.org/2022/05/24/ensino-de-fisica-multissensorial/.

“Em 1997, o meu primeiro projeto de pesquisa foi de como ensinar física para alunos com deficiência visual e só a partir daí esta temática passou a ser discutida. Eu posso dizer que sou o pioneiro propondo esta temática”, disse o professor-doutor.

Ele conta que o livro é destinado a professores e gestores e tem como principal objetivo promover aulas inclusivas de Física nas quais estudantes com e sem deficiência visual participem efetivamente, apresentando materiais comuns para o ensino de alunos videntes, cegos e com baixa visão.

“Este livro é o resultado das minhas pesquisas, que começaram em 1997. Eu leciono na Unesp algumas disciplinas e desde a década de 1950 nenhum projeto nacional ou internacional se preocupava com a questão do ensino de física para deficientes visuais, surdos e autistas, por exemplo”, avalia Eder.

Mas o estudo da física, ainda em 2022, está impregnado de ignorância. Muitas pessoas não sabem ao certo a importância da física para o desenvolvimento de um país.

Em linhas gerais, a física é uma ciência que tem o objetivo de compreender fenômenos da natureza, como o que é a luz, o som, o movimento, a eletricidade.

“Como se produz telefone celular, a radiação, carros elétricos, uma tecnologia para melhorar o agronegócio. O Brasil é um País que se desindustrializou. Há 40 anos o PIB da indústria era 30% e hoje é de 10%. A física tem a ver com isso já que deixamos de produzir e exportar tecnologia. E isso é muito importante porque o coração da produção de um país é a ciência e a tecnologia”, explicou.

Confira abaixo a entrevista completa:

Professor-doutor na Unesp, Eder Pires de Camargo fala sobre a importância da Física

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.