Imposto de Renda: contribuinte precisa ficar atento e verificar pendências, diz Amarildo Ventura

Após a entrega da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve fazer o acompanhamento no site da Receita Federal e verificar se há pendências.

“É importante ressaltar que a Receita faz este comunicado só por meio eletrônico, no site, depois de receber as informações do contribuinte e fazer o cruzamento com outros órgãos. Se tiver algum problema é possível ajustar, mas se o contribuinte não ficar atento e mais tarde receber a notificação, aí não dá para fazer mais nada, tem que pagar”, explica Amarildo Ventura, diretor do Escritório Ventura.

O contabilista explica que o processamento da Receita Federal está bem rápido e que como o prazo para entrega do Imposto de Renda terminou em 31 de maio, já é possível fazer o acompanhamento.

“É importante neste momento acompanhar o processo e em caso de dúvidas procurar um contador. Lembrando que neste período é possível fazer os ajustes e sair da malha fina”, orienta Amarildo Ventura.

No site, a Receita Federal traz 3 análises:

Declaração em fila de restituição– neste caso está tudo correto e o contribuinte tem que aguardar a data da restituição.

Declaração processada – quando tem imposto a pagar ou não apurou, mas o restante está em ordem.

Declaração com pendência – este informe está em vermelho e indica que o contribuinte caiu na malha fina e precisa ajustar as pendências.

Amarildo Ventura falça sobre o Imposto de Renda

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.