Varíola do macaco e ‘nova hepatite’: especialista fala sobre as doenças

Não bastava a epidemia da Covid-19, temos agora duas ‘novas’ doenças infecciosas preocupando o mundo: um novo tipo hepatite e a varíola dos macacos. O Acontece na Região conversou com a Dra. Geovana Momo, que é médica infectologista para saber mais sobre o assunto. Na região, não existe registro de nenhuma das duas doenças.

A médica explica que o primeiro caso desta ‘nova’ a hepatite surgiu no Reino Unido. Os sintomas são os mesmos da hepatite viral: olhos amarelados, fezes claras e urina escura. Mas nos exames, ela é diferente dos outros tipos de hepatites já conhecidas.

“Estamos trabalhando com duas linhas de raciocínio: uma associada ao adenovírus e a outra a uma Covid longa. O que está descartado é que não existe relação alguma com a vacina, já que este público infantil não foi vacinado contra a Covid-19”, explica a médica.

Quanto a varíola do macaco, a médica diz que esta é uma doença conhecida e que a transmissão é feita por contato com o doente, ou seja, a transmissão é mais difícil. “O que se tem é o medo de se tornar uma pandemia, como já foi. Mas eu acho isso difícil hoje”, diz.

A orientação da especialista para evitar a contaminação tanto da hepatite quanto da varíola são os mesmos para as demais doenças infecciosas como a higienização das mãos, o uso das máscaras e evitar aglomeração.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Dra. Geovana Momo é médica infectologista da Unimed de Lençóis

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.