Acolher e reabilitar dependentes químicos é o trabalho da Casa Cape, diz pastor Ricardo

Lençóis Paulista tem um trabalho muito importante junto a pessoas em situação de rua e usuários de drogas e álcool. Um dos elos desta corrente do bem é a Casa Cape – Casa Apoio Projeto Esperança- que desde 2010 realiza este acolhimento e que hoje atua na prevenção e também na ressocialização dos homens atendidos. O Acontece na Região conversou com o Pastor Ricardo dos Santos que dirige estes trabalhos.

Localizada na região do Faxinal, zona rural de Lençóis Paulista, a comunidade terapêutica tem capacidade para atender até 15 homens. O local não tem espaço para abrigar mulheres ainda.

A Casa Cape tem 6 funcionários, entre eles psicólogo e assistente social. Voluntários e os acolhidos também ajudam na manutenção do local que foi cedido sem pagamento de aluguel por um empresário da cidade.

O pastor Ricardo conta que este trabalho começou com um grupo que levava comida, oração e amparo para pessoas em situação de rua. O grupo aumentou e foi criada a Casa Cape em 2010.

Desde então, o trabalho só cresceu. Em 2018, foi criado o Projeto ‘É preciso saber’, que atua nas escolas de Lençóis Paulista. O projeto de prevenção às drogas foi aprovado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes). Por conta da pandemia, foi retomado neste ano.

Os acolhidos ficam na Casa Cape de 6 a 9 meses. O tratamento médico é feito pela Rede Pública de Saúde. Quem consegue se recuperar, recebe desde junho de 2021 uma oportunidade de ressocialização.

A Casa Cape mantém uma republica na área urbana em que os acolhidos têm condições de se capacitarem e conseguirem uma recolocação no mercado de trabalho. A proposta é que esta passagem dure em média 4 meses. Neste período recebem também orientações de como cuidar das finanças e dar o próximo passo para morar sozinho ou voltar para a família.

“Na república nós também atendemos pessoas encaminhadas pelo Creas para um processo de ressocialização. Só que lá são pessoas que não fazem mais uso de substâncias químicas”, explica o pastor Ricardo.

Confira a entrevista na íntegra:

COMO AJUDAR

Para ajudar a Casa Cape é só entregar as doações na Rua César Giacomini, 155, perto do Parque Paradão. Eles necessitam de leite, produto de limpeza e roupas masculinas e também de cama, mesa e banho.

Quem quiser ser um voluntário ou fazer outro tipo de doação é só entrar em contato com o pastor Ricardo pelo telefone (14) 99659-4679.

Pastor Ricardo dos Santos fala sobre o trabalho da Casa Cape, de Lençóis

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.