Procissão da Paixão de Cristo não será realizada em Macatuba pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a tradicional procissão da Paixão e Morte de Cristo não será encenada pelos fiéis nesta Sexta-Feira Santa em Macatuba. Símbolo de devoção e fé, a dramatização teve início em 1970 e, em 2020, quando seria comemorada a 50ª procissão, o evento foi suspenso dias antes por conta da pandemia da Covid-19. A Paróquia de Santo Antônio faz as celebrações na igreja neste ano.

O Acontece na Região conversou com Doralice Maria Artioli Munhoz, coordenadora do Grupo de Teatro Padre José Corsini e que participa dos trabalhos desde a primeira procissão. “São as pedras do caminho, mas nestes 3 anos o grupo segue unido, a gente se fala constantemente e vamos retomar no ano que vem, se Deus quiser”, diz.

Dora Artioli explica que a pandemia deu uma melhorada e em fevereiro os eventos foram liberados, mas o tempo de preparação ficou curto, já que o grupo precisa de verbas, mão de obra e ensaios. “Normalmente a gente faz a procissão e já começa a organizar a do ano seguinte ao guardar as roupas e ir separando o que precisa ser trocado. É mais ou menos 1 ano de preparação”, contou.

Mas uma coisa é certa: o grupo segue unido e decidido a retomar os trabalhos no ano que vem. “Nosso grupo é formado por pessoas maravilhosas, que não arredam pé. Nós estamos separados pela Covid, mas não pela fé e pelo amor”, finaliza Dora Artioli.

REGISTRO

Em 2020, o Grupo de Teatro se preparava para festejar o Jubileu de Ouro com a 50ª encenação da Paixão e Morte de Cristo, estava quase tudo pronto, figurinos e montagem dos cenários, e até um documentário foi produzido pela Prefeitura de Macatuba, mas os casos de Covid aumentaram muito e todos os eventos foram cancelados. Desde então, a dramatização não pode ser retomada.

Para quem ainda não assistiu, o documentário “Paixão de Cristo em Macatuba – 50 anos de fé, esperança, amor e emoção” está disponível no Youtube da Prefeitura, no link:

SEMANA SANTA

A Paróquia de Santo Antônio realiza as celebrações da Semana Santa, que começou no Domingo de Ramos (02/04) e segue até o Domingo de Páscoa (10/04) nas igrejas e capelas de Macatuba.

 
Padre Silvano Palmeira realiza as celebrações da Semana Santa na Matriz de Santo Antônio. Foto: Divulgação/Pascom

Confira abaixo os horários de missas e procissões.

Quinta-feira (14/04)

Igreja Matriz – Adoração ao Santíssimo até a meia noite

Sexta-Feira (15/04) – Igreja Matriz

Adoração ao Santíssimo – das 7h às 14h

Ação litúrgica – Paixão e Morte do Senhor e Procissão do Senhor Morto – a partir das 15h

Sábado (16/04) – Igreja Matriz

19h30- Vigília Pascal

Domingo de Páscoa (17/04) – Missas

7h- Capela de Santa Rita

8h30 – Igreja do Cristo Rei

10h e 19h – Matriz de Santo Antônio

*informações divulgadas pela Pascom Macatuba

Procissão de 2019, Dora Artioli acompanha todos os detalhes bem de perto; em média, 5 mil pessoas acompanhavam a encenação pelas ruas de Macatuba. Foto: Arquivo Pessoal

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.