Médica fala sobre os riscos do uso de chá emagrecedor

A busca pelo corpo perfeito tem feito muita gente, principalmente as mulheres, buscar soluções mágicas e rápidas para a perda de peso. O consumo indiscriminado de chás emagrecedores está nesta lista. No mês passado, uma enfermeira morreu após consumir o ‘chá emagrecedor 50 ervas’, comprado na internet. Na semana passada, morreu a cantora Paulinha Abelha, vocalista do Grupo Calcinha Preta, e seu marido disse ao Fantástico que ela fazia uso de medicamentos e chás emagrecedores.

Mas será que um ‘chazinho’ pode matar?

O Acontece na Região conversou com a Dra. Ana Barbara Trizzotti de Macedo que é médica endocrinologista da Unimed e atende na Clínica Prisma, em Lençóis Paulista. Ela explica que o chá de infusão, aquele das folhas, não tem muito problema, mas os chás em cápsulas, principalmente os comprados pela internet, podem causar sérias lesões no fígado. Confira abaixo a entrevista na íntegra;

“Estes chás emagrecedores em cápsulas junta 20, 30, 50 ervas e não discrimina a quantidade de miligramas de cada uma destas substâncias. Juntas, estas ervas causam lesões hepáticas. Já o chá por infusão, se tomar duas ou três xícaras e tiver boa saúde, não tem problema”, explica a Dra. Ana Bárbara.

A médica conta que hoje a obesidade é uma epidemia, já que 60% da população está com sobrepeso e a busca pelo corpo perfeito passa por uma solução mágica.

“Não existe mágica. Não existe um remedinho que emagrece sozinho. É preciso de dieta e exercícios físicos. O chá faz perder medidas porque elimina a retenção de água e não a gordura”, diz.

A dica é: antes de tomar qualquer medicação consulte um médico ou compre o medicamento em uma farmácia conhecida. Os produtos vendidos pela internet, muitas vezes são falsificados ou nem tem registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Hoje (22/02), em uma busca rápida pela internet foi fácil encontrar chás emagrecedores à venda. Apenas alguns sites tiraram o produto do ar.

SERVIÇO

Antes de consumir qualquer medicamento ou produtos como os chás e suplementos alimentares é possível fazer uma consulta no site da Anvisa para saber se eles têm autorização de venda no Brasil. O link é: https://consultas.anvisa.gov.br/#/medicamentos/

*Matéria atualizada no dia 03/03/2022 com as informações da morte da cantora Paulinha Abelha

Dra. Ana Bárbara fala sobre os perigos dos chás emagrecedores

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.