Em uma semana, 2 morrem por Covid-19 em Macatuba; 3 mil pessoas estão com a dose de reforço em atraso

A Covid-19 segue fazendo vítimas fatais em todo o mundo. Em Macatuba foram registrados 2 óbitos em uma semana e média de 250 casos ativos por dia.

O primeiro óbito foi divulgado no Boletim Epidemiológico do dia 16 de janeiro. O homem de 72 anos tinha tomado as 3 doses da vacina. Já o segundo caso foi publicado ontem. Uma mulher de 94 anos também estava com o esquema vacinal completo. Nos dois casos, as pessoas estavam acamadas e sofriam de hipertensão e diabetes.

Apesar do alto índice de contágio, o número de casos graves diminuiu. O Boletim de ontem (24/01) apontava que 2 pessoas estavam hospitalizadas na enfermaria da Santa Casa local para 256 casos ativos

Na última semana, a UAC (Unidade de Atendimento a Covid-19) realizou 408 consultas médicas e fez 409 testes para detectar a doença.

Segundo especialistas, apesar da variante ômicron se propagar com maior rapidez, a vacinação faz com que os casos sejam mais leves. Entretanto, muita gente ainda não se vacinou ou está com doses em atraso.

Segundo dados da Prefeitura de Macatuba, 3 mil pessoas estão com a dose de reforço em atraso e outras 200 não tomaram a segunda dose. No total, foram aplicadas 34.613 doses da vacina contra a Covid-19. Segundo o Vacinômetro, 84% da população macatubense está com o ciclo vacinal iniciado.

VACINAÇÃO

Em Macatuba, a vacinação de crianças com mais de 5 anos já começou e que para as demais faixas etárias, a aplicação da segunda dose ou do reforço segue nas unidades de saúde do Jardim Bocayuva, Santa Rita e Central.

No PSF Bocayuva, a vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h. No próximo sábado (29/01), das 8h às 12h

No PSF Santa Rita, a aplicação de vacinas contra a Covid-19 vai estar disponível nesta terça-feira (25/01) e quinta-feira (27/01), das 17h às 19h. No sábado (29/01), das 8h às 12h.

Já no PSF Central, vacina só no próximo sábado (29/01), das 8h às 12h

CONSCIENTIZAÇÃO

A Prefeitura de Macatuba informou que faz campanha de conscientização da população já que semanalmente publica nas redes sociais informações sobre a doença e também sobre a vacina – com o cronograma, inclusive, de aplicações.

Outra ferramenta usada é o carro de som, bem como a intensificação da fiscalização no comércio, onde os fiscais conversam com os empresários e também os cidadãos a respeito do tema.

Em Macatuba, vacinação está disponível no PSF Central, do Bocayuva e Santa Rita

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.