Energia elétrica produzida na Bracell entra na rede e vai atender o consumo de 750 mil casas no Brasil

Nesta semana, a Bracell recebeu a autorização oficial emitida pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para a iniciar a comercialização de energia para todo o território nacional. O volume excedente de energia produzido pela termoelétrica é capaz de atender ao consumo de 750 mil residências, ou seja, cerca de três milhões de pessoas, por um ano.

Referência em produção de celulose, a Bracell produz energia para movimentar a fábrica e o que sobra vai vender para o sistema elétrico. O diferencial é que a energia é gerada em uma termoelétrica verde a partir de cavacos de madeira de eucalipto, uma fonte renovável.

“Estávamos operando em período de testes, que após finalizados, foram submetidos para a aprovação dos órgãos competentes que, em prazo recorde, concederam a aprovação. Com isso, passamos a disponibilizar um excedente de energia de 150 MW a 180 MW para o Sistema Interligado Nacional”, diz Daniel Bittencourt de Souza, gerente de regulamentação e comercialização de energia da Bracell, sobre o processo para a conquista da aprovação.

Outro grande diferencial que envolve a produção desta energia verde produzida é o uso da tecnologia GIS na subestação SE-440kV.

“Trata-se de uma estrutura que comprime e compacta os equipamentos a gás (SF6) cujos principais benefícios são a redução na área de ocupação dos equipamentos, a oferta de alto índice de confiabilidade na conexão direta da Bracell com o SIN (Sistema Interligado Nacional) e os altos índices de disponibilidade na conexão elétrica de energia entre as cidades vizinhas à Lençóis Paulista, local onde fica a nossa fábrica. No segmento de celulose, a Bracell é a primeira no país a unir a conexão 440kV à esta tecnologia GIS.”, explica o executivo.

Subestação SE-440kV é a primeira no país a unir a conexão 440kV à tecnologia GIS

A notícia vem de encontro com o compromisso da companhia com a sustentabilidade. A nova fábrica possui investimentos em tecnologias para que o valor ambiental seja positivo, tendo como destaque a autossuficiência energética em matriz 100% renovável, com produção de energia verde e de qualidade.

O assunto vem sendo debatido amplamente, pois a eliminação progressiva do uso de materiais como o carvão e outros subsídios ineficientes para os combustíveis fósseis foi um dos temas de destaque da COP 26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, uma vez que esse foi o primeiro acordo climático da Conferência das Partes a fazer qualquer menção ao papel dos combustíveis fósseis, os maiores contribuintes para a crise climática de origem humana.

Além do uso de biomassa 100% renovável como matéria-prima para produção do biogás, a Bracell emprega os mais avançados conceitos de controle ambiental e sustentabilidade, com foco na redução do desperdício e no baixo consumo de água.

Sobre a Bracell 

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Sobre a RGE

A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 25 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

Daniel Bittencourt de Souza é o gerente de regulamentação e comercialização de energia da Bracell

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.