Suspendemos a vacinação por 7 dias por prudência, diz prefeito de Lençóis; criança passa bem e segue internada

“A criança está bem e este tempo de 7 dias é para a gente acompanhar a evolução das 46 crianças vacinadas aqui em Lençóis e para que as autoridades de saúde competentes nos dê uma resposta e façam o nexo casual. A suspensão da vacina das crianças é por prudência e temporária. Lembramos que nós somos pró-vacina. Estamos com quase 2 mil casos ativos e apenas 1 pessoa na UTI e sem intubação”, destacou o prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, em entrevista na manhã de hoje (20/01) ao programa Ventura 90.1 Notícias.

A decisão de suspender temporariamente a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 em Lençóis Paulista foi tomada no final da tarde de ontem (19/01) após reunião extraordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.

A manifestação do Comitê acontece após uma criança de 10 anos sofrer uma parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina Pfizer. Segundo a família, a criança está estável, consciente e segue internada no Hospital da Unimed de Botucatu.

O prefeito de Lençóis disse que o presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Lençóis Paulista, Dr. Norberto Pompermayer, conversou ontem à noite com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde e explicou a situação enfrentada na cidade.

Prado ressalta que o momento é de cautela. “Foram aplicadas milhões destas vacinas e em Lençóis Paulista temos indícios de que uma criança pode ter tido uma reação. E isso não é para ser especulado e sim investigado pelas autoridades sanitárias competentes. Estamos fazendo a lição de casa que é acompanhar as crianças. Nunca recebemos uma cartilha dos governos do Estado ou Federal de como lidar com a pandemia. Somos referência nacional no enfrentamento a pandemia e vamos continuar assim. Aqui não tapamos o sol com a peneira”, disse.

Em nota veiculada pela Prefeitura, o Comitê deixa claro que não existe dúvida sobre a importância da vacinação infantil, mas diante do ocorrido será dado esse prazo para o acompanhamento e monitoramento diário das 46 crianças lençoenses vacinadas até o momento.

Além disso, esse prazo é necessário para aprofundamento sobre o caso de forma específica e envio de relatórios aos órgãos de controle federais e estaduais. A Secretaria de Saúde está solicitando autorização para acesso ao prontuário médico, uma vez que o atendimento ocorreu na rede privada.

Prado disse ainda que os pais decidem se querem ou não vacinar seus filhos. Para os que desejam vacinar, a orientação é para que neste momento liguem na Central de Saúde e façam o agendamento. O telefone é o 0800-2691-120, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Lembrando que a vacina só será aplicada na semana que vem.

A vacinação de adultos segue normalmente na Central de Vacinação e na ESF da Vila Maria Cristina nos horários previamente determinados.

O CASO

Uma menina de 10 anos, moradora de Lençóis Paulista, teve uma parada cardíaca na noite de terça-feira (18/01), 12 horas após tomar a vacina contra a Covid-19.

Segundo informações, ela apresentou alterações nos batimentos cardíacos e desmaiou. Foi levada até o CMU da Unimed onde foi reanimada. A garota foi transferida para a UTI de um Hospital de Botucatu. Segundo informações dadas pelo prefeito Prado que é amigo pessoal do pai da garota, ela passa bem.

Prefeito de Lençóis, Prado diz que exame de rotina deu positivo para Covid-19, ele passa bem

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.