Anvisa libera CoronaVac para crianças a partir dos 6 anos; Butantan tem 10 milhões de doses prontas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje (20/01) a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão unânime foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias.

A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

O pedido do Butantan pedia autorização para vacinar crianças a partir de 3 anos, mas a Anvisa alegou falta de estudos suficientes que comprovem a eficácia para essa faixa de idade, e decidiu validar a aplicação da vacina da CoronaVac apenas em crianças com idade a partir de 6 anos.

O governador de São Paulo, João Doria, comemorou a decisão nas suas redes sociais e disse que vai começar a vacinação imediatamente. “Esperamos imunizar toda garotada em, no máximo, 3 semanas”, escreveu nas postagens.

Apesar da faixa etária não mudar, na prática a aprovação da CoronaVac aumenta a oferta de vacinas já que o Instituto Butantan anunciou que tem armazenadas 10 milhões de doses prontas.

Anvisa libera e vacinação de crianças vai ser agilizada em SP

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.