Comitê da Bacia do Rio Lençóis faz simulação de enchente na Vila Contente

Membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e servidores da Prefeitura das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Motomecanização, Obras e Assistência Social, e do SAAE, participaram de mais um treinamento simulado de uma situação de enchente na Vila Contente. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, e pela primeira vez teve a participação do presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis também realizou simulados envolvendo as Defesas Civis dos municípios de Agudos, Borebi e São Manuel, para treinamento prático de monitoramento, detecção, acionamento e operacionalização de urgência, envolvendo rompimentos de barragens, evacuação de urgência, logística e acomodações humanitárias de áreas de riscos.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.

Comitê Gestor da Bacia do Rio Lençóis faz simulação contra enchente

“A simulação está prevista no Currículo Nacional da Defesa Civil, no artigo 8º, inciso 11, que é uma prestação de contas que nós temos que fazer. Ainda vamos otimizar nosso plano de contingência. A parte essencial do treinamento, que é a chamada dos órgãos envolvidos, têm operado muito bem. O próximo passo é envolver a população nessas simulações”, explicou o presidente da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

“O Comitê é dividido em uma categoria mais política, que é representada pelos prefeitos, do qual eu sou presidente, e uma categoria mais técnica, representada pelos profissionais das prefeituras, da iniciativa privada. Então a nossa preocupação é muito mais de dar subsídio e dar suporte para os técnicos trabalharem e apontarem os melhores caminhos que a gente tem que seguir. Apesar de ter esse ponto crítico na área urbana de Lençóis Paulista, o Rio Lençóis passa por mais sete municípios e todos devem estar envolvidos. O engajamento regional é que vai garantir bons resultados e garantir também aportes de recursos, inclusive da iniciativa privada, para garantir a preservação”, comentou o presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.

SÃO MANUEL

Em São Manuel, o local do abrigo cadastrado em caso de enchentes é a creche municipal “Maria do Carmo Moura”, localizada no CDHU I, onde os funcionários não sabiam da realização da operação, e que o local fora escolhido para abrigo de pessoas para ser utilizado em caso de emergência. 

Simulação de abrigo foi realizada em creche de São Manuel

Após a realização da simulação, foi solicitado junto a Defesa Civil Estadual o envio de kits da operação verão.

Segundo a Prefeitura de São Manuel, a realização da operação de simulação era uma das tarefas a ser cumprida para a solicitação do kit junto a Defesa Civil Estadual e também para atender a um questionamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, tendo em vista que ela nunca havia sido realizada no Município.

Presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira, participou da simulação em Lençóis e São Manuel

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.