Falta de chuva e geada derruba produtividade da safra canavieira em 3%

Foi concluída no último dia 12 de novembro a safra canavieira 2021/2022 na região de Lençóis Paulista com a moagem de 7.241 milhões de toneladas de cana que foram entregues nas usinas Barra Grande e São José. A queda de produtividade foi de 3% em relação a estimativa que era de 7.462 milhões de toneladas.

“Nós trabalhamos muito e investimos em tecnologia para melhorar a nossa produtividade nesta safra, mas tivemos dois eventos climáticos que interferiram negativamente na produção: a falta de chuva e a geada de agosto. Fizemos o dever de casa, mas sem água fica difícil”, diz o presidente da Ascana (Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê), Pedro Luís Lorenzetti.

Em relação a safra passada, a produção de cana foi praticamente a mesma. Na safra 2020/2021 foram colhidas 7.212 milhões de toneladas. A principal diferença está na ATR (Açúcar Total Recuperável), que é o índice de sacarose na cana. Na safra passada, o ATR foi de 141,65 kg/tonelada de cana. Já nesta safra, o índice foi melhor e fechou em 143,18 kg/tonelada de cana.

Lorenzetti disse que os produtores associados a Ascana investiram em tecnologia de ponta e em melhores insumos para que a produtividade fosse melhor. Apesar da pequena queda de produção, a avaliação é de que os investimentos garantiram uma boa safra e uma boa ATR.

Safra canavieira foi concluída neste mês de novembro na região de Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.