Pederneiras aplica dose de reforço contra Covid-19 a partir desta quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Pederneiras, a partir da nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) que segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI), informa que a 3ª dose da vacina contra Covid-19 está sendo adiantada para 5 meses, ou seja, se você tem mais de 18 anos de idade e tomou a 2ª dose de qualquer imunizante- Coronavac, Astrazeneza, Pfizer e Janssen- há mais de 5 meses, já pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou trabalho.

Como receber o imunizante

Para receber a dose adicional, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, a partir das 8h desta quinta-feira (18/11), apresentando documento com foto (RG ou CNH), carteirinha de vacinação contra Covid-19 e comprovante de residência atual. Uma nova carteirinha será entregue com a informação da nova dose.

Pessoas acamadas ou domiciliadas receberão a vacina contra Covid-19 em suas residências pelas equipes de saúde. Para isso, seus familiares devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa, apresentando documento de identidade, para realizar o agendamento e atualizar os dados do idoso.

Segundo o Ministério da Saúde, a aplicação de uma nova dose foi amplamente discutida por vários especialistas na Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (CTAI) que consideraram o aumento da resposta imune do organismo após a aplicação de uma nova dose, principalmente na população mais vulnerável aos sintomas mais graves da doença.

A Secretaria de Saúde informa que, segundo o Documento Técnico nº 27, não é mais necessário intervalo de 15 dias entre a dose da vacina contra Covid-19 e de outra vacina, mantendo somente a espera de 30 dias, caso tenha sido infectado pelo vírus.

Com antecipação da dose de reforço, maiores de 18 anos devem se vacinar novamente

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.