Licitação da pavimentação da SP-261 será concluída neste mês; obra começa no início de 2022

A tão sonhada pavimentação da Rodovia SP-261 no trecho entre Lençóis Paulista e Águas de Santa Bárbara teve mais um importante capítulo nesta semana com a licitação do trecho de 27,3 Km que pertence ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) de Bauru. O outro trecho, de 23 Km, do DER de Assis, deve ser concluído até dezembro. As obras estão previstas para começar em fevereiro de 2022 e a entrega em 2024.

O Portal de Notícias Acontece na Região entrevistou o vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, que lidera a Frente Parlamentar Regional criada em 2017 e que representa 60 munícipios que pleitearam o asfaltamento desta estrada.

A audiência pública para entrega dos envelopes das empresas interessadas na obra foi realizada nesta segunda-feira (08/11), na sede do DER em São Paulo. Manezinho e o prefeito de Borebi, Chiquinho Góes, acompanharam o processo de perto.

Prefeito de Borebi, Anderson Pinheiro de Góes, Edson Caram, secretário executivo do DER/SP e Manezinho, após abertura das propostas

“Eu fiquei surpreso, foram 10 empresas que participaram da licitação e o melhor preço foi de R$ 109.827.887,22, da empresa Ideal Infraestrutura e Montagem Ltda. Agora os documentos vão ser analisados, tem prazo de recurso e a homologação sai em 15 ou 20 dias. As obras começam entre fevereiro e março e a previsão é de até 24 meses. É um sonho”, disse Manezinho.

A licitação do trecho entre Lençóis Paulista e Borebi compreende uma extensão de 27,3 Km (km 78,77 ao 106,40). O outro trecho entre Borebi, Iaras e Águas de Santa Bárbara tem 23 Km de extensão e será licitado até dezembro. A pavimentação de todo o trecho, cerca de 50 Km, está orçada em R$ 300 milhões, o maior investimento em estradas do Governo de São Paulo.

“Uma grande conquista do povo. Uma obra entre 250 e 300 milhões. Um olhar do Estado para Lençóis Paulista. Mostra a força de Lençóis Paulista junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, ao governador João Dória e no Palácio dos Bandeirantes. Uma conquista que é pleiteada há mais de 60 anos pelas populações da região. Parabéns ao Manezinho, parabéns as pessoas envolvidas. Parabéns a quem nunca deixou de acreditar”, comemorou o prefeito Prado.

Relembre o caso

A pavimentação dos pouco mais de 50 quilômetros sem asfalto entre os dois municípios foi anunciada, de forma inesperada, pelo governador João Dória, em visita a região no dia 1º de julho. O governador passou a manhã em Lençóis Paulista, onde anunciou recursos para diversas áreas. Em almoço com o prefeito Anderson Prado e o vice Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, ouviu a reivindicação. No percurso entre Lençóis e Jaú, onde participaria de outro evento, estudou a viabilidade da obra. À tarde, na cidade de Jaú, durante o evento para liberação de recursos para aquela região, chamou o prefeito Prado e confirmou a pavimentação.

Na semana seguinte ao anúncio do governador, a Secretaria de Logística e Transportes autorizou a obra por meio da Superintendência do DER. No dia 19 de agosto, Prado e Manezinho receberam o Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, para uma visita técnica à Rodovia Osni Mateus (SP-261).

A pavimentação da SP-261 até Águas de Santa Bárbara foi uma das principais bandeiras do atual vice-prefeito, em duas décadas em que ele atuou como vereador. Ele chegou a formar uma Frente Parlamentar para a Pavimentação, envolvendo vereadores e prefeitos de aproximadamente 20 cidades da região, que se beneficiariam com esta obra.

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.