Cultura lança na próxima quarta-feira livro fotográfico que resgata a memória de Pederneiras

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Pederneiras, promoverá na próxima quarta-feira, dia 6 de outubro, o lançamento do livro fotográfico “Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras: Cidade, Prédios e Logradouros” do autor e memorialista Rinaldo Razuk.

O evento acontecerá no Centro Cultural “Izavam Ribeiro Macario”, às 19h, com a presença do autor e seguindo todos os protocolos de prevenção de transmissão de Covid-19, como obrigatoriedade de máscara, limite de ocupação e distanciamento social.

Sobre o livro

O volume I do Arquivo Fotográfico Memória de Pederneiras apresenta fotos da cidade, de prédios e ruas, além de fotos da Cia. Paulista de Estradas e Ferro (linha férrea), da antiga Estação Ferroviária, da Igreja Matriz de São Sebastião, entre outras.

Livro que resgata a história de Pederneiras por meio de fotos será lançado na próxima quarta-feira

Sobre o autor

Nascido em Pederneiras e filho de Toufik Rachid Razuk e Laura Braz Razuk, Rinaldo Toufik Razuk teve grande colaboração no resgate histórico do município. Foi em 1987, ao assistir um documentário fotográfico na TV Cultura sobre a cidade de São Paulo que decidiu resgatar a história de Pederneiras, desejo este que nasceu ainda em sua adolescência quando conheceu o fotógrafo Artemio Mordacchini que lhe exibiu antigas fotos e filmes em seu estúdio, com um acervo de mais de 2.000 fotos e 20 filmes registrados desde os anos de 1920 até 1960 mostrando acontecimentos importantes da história da cidade que, após sua morte, foram descartados sem consciência cultural e histórica.

Assim começou sua busca para organizar e resgatar a história de Pederneiras, pesquisando em jornais, documentos, atas e fotos, além de entrevistas com diversas pessoas.

Além disso, Rinaldo participou de inúmeros eventos e acontecimentos históricos e culturais de Pederneiras, como na colaboração da programação da Rádio Cultura, onde apresentou e produziu mais de 20 programas; na produção de 17 documentários destacando aspectos da cidade e sua gente, esportes, escolas, artes e os imigrantes, além de álbuns da memória fotográfica entre os anos de 1987 e 1993; das comemorações do Centenário do Município em 1991; como um dos fundadores do Cine Sétima Arte de 1994, entre diversos outros.

Rinaldo Toufik Razuk é um importante colaboração no resgate histórico de Pederneiras

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.