CPFL e Prefeitura vão substituir árvores em Macatuba

O projeto Arborização + Segura da CPFL Paulista chega a Macatuba e vai substituir as árvores que oferecem risco à fiação elétrica e plantar, até dezembro deste ano, mais de 200 mudas de porte e espécies mais adequadas para o contexto urbano, reduzindo interferências nas redes de energia e aumentando a segurança para a população.

O trabalho terá início ainda nesta semana, na Avenida Coronel Vergílio Rocha, em frente à APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), onde árvores antigas com problemas fitossanitários já tiveram que passar por podas para livramento da rede. Tais exemplares serão sinalizados e retirados do local, através de um trabalho que garante a segurança da comunidade.

Já na terça-feira (21/09), Dia da Árvore, a Prefeitura e a CPFL promovem uma ação no mesmo local, com o plantio de mudas compatíveis com a fiação.

Árvores que serão retiradas estão com placas; replantio será na próxima terça, 21/09. Foto: Divulgação PMM

Vale lembrar que outas árvores da cidade também tiveram que passar por essas podas como forma de prevenir acidentes. Um levantamento será realizado para mapear a necessidade de substituição em outros locais, assim como ocorrerá em frente à APAE. A cada árvore retirada, outras 25 serão plantadas.

Em Macatuba e outras cidades da região, a poda feita pela CPFL coloca em risco as árvores, que são mutiladas. A poda retira todo o centro da copa para livrar os fios e isso compromete a saúde da árvore, que fica mais vulnerável a queda.

Poda feita pela CPFL em árvore na Vila Santa Rita deixa a planta com risco de queda. Foto: Portal AR

Parceria

Com a implantação do projeto Arborização + Segura, as árvores que oferecem riscos à população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas por meio de um inventário realizado em parceria com a prefeitura. Após criteriosa avaliação e autorização junto aos órgãos competentes, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado para o convívio harmônico com o contexto urbano. 

A arborização das vias urbanas tem influência direta sobre a rede de distribuição de energia elétrica e a qualidade do fornecimento de energia. Em dias de temporais, com fortes ventos, grande parte das interrupções do fornecimento de energia é causada por quedas e/ou incidência de galhos e de árvores nas redes elétricas.

Para minimizar esse impacto, além do Programa Arborização + Segura, as distribuidoras da CPFL Energia também realizam podas preventivas para evitar riscos à segurança da população e danos à rede elétrica. As podas seguem rigorosos critérios técnicos para evitar agressões desnecessárias às árvores e são monitoradas por especialistas em meio ambiente.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias, tais como:

– Rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas;

– Risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia, interferência no sistema de sinalização, desligamento da iluminação pública e comprometimento dos sistemas de segurança e danos aos equipamentos do sistema elétrico.

Projeto de substituição de árvores começa nesta semana em Macatuba. Foto: Divulgação PMM

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.