Governo anuncia bônus para quem economizar energia elétrica

A conta de luz está mais cara, pesa no orçamento familiar e é um dos fatores que pressionam a alta na inflação. Mas a situação deve piorar por conta da falta de chuvas que especialistas apontam como a pior crise hídrica dos últimos 91 anos.

Decreto publicado ontem (25/08) pelo Governo Federal estabelece medidas para redução do consumo de energia elétrica na administração pública federal e os programas para redução voluntária da demanda por grandes e pequenos consumidores. As medidas começam em setembro e vão até abril de 2022.

O Ministério das Minas e Energia pede que a sociedade e as indústrias façam um esforço coletivo, economizem energia elétrica e evitem o desperdício. O programa de redução voluntária do consumo de energia prevê ainda que quem economizar vai ter desconto na fatura da conta de luz.

O programa está sendo estruturado e o detalhamento de como será este bônus, bem como as regras, deve ser divulgado no início da próxima semana e vale a partir do mês de setembro.

Também foi anunciada a redução do consumo de energia para toda a administração pública federal entre 10% e 20% em relação ao consumo do mês nos anos de 2018 e 2019, ou seja, antes do período pré-pandemia.

VEJA ALGUMAS DICAS DE COMO ECONIMIZAR ENERGIA

CHUVEIRO

Evite banhos longos e demorados, priorize o modo “morno” ou “verão” em dias quentes

FERRO DE PASSAR

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

GELADEIRA

Pense no que vai pegar antes de abrir a geladeira porque toda vez que a porta se abre o ar frio escapa e o motor tem que ligar. Verifique o estado das borrachas de vedação e não guarde alimentos quentes na geladeira.

ELETRODOMÉSTICOS

Tire da tomada o que não estiver usando. Se puder, substitua os aparelhos antigos por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética.

TELEVISÃO

Utilize a função “timer” das TVs. Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ele desligue sozinho.

CARREGADOR DE CELULAR

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

LÂMPADAS

Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.

FIAÇÃO

Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência. Evite o uso de extensões e benjamins porque além de perigoso consomem mais energia.

LUZ NATURAL

Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Confira dicas de como economizar energia elétrica

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.