Mateus Belei fala sobre o caminhão autônomo desenvolvido nos canaviais de Lençóis Paulista

Você já ouviu falar de veículos autônomos, aqueles que não precisam de motoristas?

Com certeza já leu sobre o assunto ou viu alguma coisa na televisão. Mas você sabia que já tem caminhão autônomo nos canaviais da região?

É isso mesmo, algumas empresas estão trocando o transbordo de tratores pelo caminhão da Mercedes Benz que são modificados e equipados com tecnologia de ponta pela Grunner, empresa lençoense que atua em todo o Brasil.

O Portal de Notícias Acontece na Região entrevistou Mateus Belei que é sócio da Grunner e produtor rural para saber como a ideia nasceu e como trabalha o caminhão que é a ‘belezura’ dos canaviais da região.

Empresário idealizou tecnologia de caminhão autônomo para reduzir perdas nos canaviais

“É uma tecnologia inovadora, de automação de nível 2. Ou seja, ainda precisa do motorista para monitorar a operação. Ele assiste o caminhão trabalhar e vai intervir quando for necessário”, conta Mateus Belei.

O empresário que também é sócio da empresa ACC-AgroCana Caiana sempre trabalhou na lavoura canavieira e percebeu que com a colheita mecanizada era preciso resolver a imprecisão do tráfego do transbordo no período da colheita para que a cana soca não fosse compactada porque isso prejudica a produtividade.

Ou seja, a proposta foi levar tecnologia para o campo de modo que as rotas traçadas por GPS fossem seguidas à risca.

A solução de aliar aumento de produtividade, redução de consumo de combustível e com isso ter um ganho no meio ambiente, conquistou espaço no mercado do agronegócio brasileiro.

Mateus Belei conta que 200 equipamentos da Grunner estão em operação no Brasil, principalmente na cultura da cana-de-açúcar, mas que outros nichos de mercados como mineração, portos e aeroportos já estão no radar da empresa.

Confira a entrevista com Mateus Belei.

Mateus Belei mostra tecnologia desenvolvida em Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.