Falta de chuvas e de investimentos deve parar a hidrovia, diz secretário dos Transportes

Em visita a região nesta quarta-feira (19/08), o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, disse que a paralisação das atividades da Hidrovia Tietê-Paraná deve acontecer por conta da falta de chuvas e de investimentos do Governo Federal

“Tem risco de parar a hidrovia sim. O calado é antieconômico e as empresas não embarcam a carga. Nós estamos trabalhando com o conceito de vazão de ondas para dar navegabilidade, mas a hidrovia vai parar em Avanhandava porque o Governo Federal não fez o investimento para derrocar o pedral submerso. O Estado fez sua parte, mas o Governo Federal não cumpriu o acordo”, disse em entrevista ao Acontece na Região.

A Hidrovia Tietê-Paraná é um importante entroncamento intermodal para o escoamento de grãos da região Centro-Oeste até o Porto de Santos. A falta de chuvas que assola a Região Sudeste, principalmente na Bacia do Rio Paraná, baixou o nível dos rios Tietê e Paraná. Na semana passada, as duas empresas que operam no Porto Intermodal de Pederneiras transportavam apenas 10% da capacidade de carga.

O secretário de Logística e Transportes explicou que por conta da seca existe uma disputa entre geração de energia e o fluxo da hidrovia e que isso é discutido e definido pelo comitê de crise energética, onde São Paulo defende uma vazão mínima para que a navegabilidade seja possível.

“Nós estamos trabalhando o conceito de vazão, onde as empresas de energia liberam mais água entre 4 e 5 horas por dia para garantir o trânsito dos comboios, mas esta vazão está diminuindo o calado e quanto menor o calado, menor a economicidade e, por isso, as empresas desistem do transporte”, explicou o secretário.

Secretário de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, fala sobre a hidrovia durante coletiva em Lençóis

Em Pederneiras, o secretário e o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB), que o acompanhou na viagem ao interior, se reuniram com a prefeita Ivana Bertolini Camarinha e o vice-prefeito Joãozinho da Farmácia para discutir, junto às empresas portuárias do município, o potencial da Hidrovia Tietê-Paraná no interior paulista.

“É a primeira vez em 3 mandatos que um secretário se preocupa tanto com nossa hidrovia. Pederneiras possui os 4 modais: rodoviário, ferroviário, aeroviário e hidroviário. Nosso maior recurso vem das empresas portuárias. Isso torna a hidrovia fundamental para nosso município” explicou a prefeita Ivana.

Para o deputado estadual Vinicius Camarinha, a hidrovia é um modal estratégico para o Estado de São Paulo: “Atualmente, o transporte rodoviário representa quase 85% do escoamento da produção do Estado. Isso é muita coisa. As rodovias ficam sobrecarregadas e o meio ambiente é prejudicado. Junto à ferrovia, o modal hidroviário é o futuro do transporte” disse o deputado.

O secretário João Octaviano apresentou o Plano Diretor da Hidrovia que contém um estudo da sua capacidade e também do potencial turístico do Rio Tietê.

“Agradeço o empenho e o trabalho do secretário João Octaviano, do Governo Estadual e do deputado Vinicius Camarinha com nossa cidade. A Prefeitura está pronta para trabalhar em prol do desenvolvimento permanente do potencial da hidrovia, não só para Pederneiras, mas para toda a região” agradeceu a prefeita Ivana.

O secretário de Estado, a prefeita Ivana e o deputado Vinicius Camarinha visitaram a estrutura física de empresas portuárias de Pederneiras

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