Moradores reclamam de som alto, motos e até tiros em Macatuba

Som alto, motos estralando, brigas, tiro disparado na avenida Coronel Virgilio Rocha e um jovem internado na UTI. Este foi o balanço do último final de semana que deixou os moradores do Jardim Europa em estado de alerta e com medo.

“A situação vem piorando e ninguém faz nada. Moradores e comerciantes são ameaçados por jovens que só querem beber e bagunçar. Além do barulho, da sujeira, das bebidas e das drogas, no domingo teve até tiro. A gente fica preso em casa e este povo bagunçando na rua”, desabafou um morador que não quer se identificar por medo de represálias.

Segundo relatos, a bagunça começa na sexta-feira, por volta das 18h, avança a madrugada e recomeça no final da tarde do sábado entrando noite afora. Já no domingo, a algazarra começa depois do almoço e não tem hora para acabar. O ponto de encontro da avenida começa no cruzamento da Rua Chile e vai até a Praça da Criança.

“A gente não consegue assistir uma televisão, conversar, fazer nada dentro de casa de tanto barulho. Nas ruas próximas à avenida, a turma fecha a rua e fica dançando funk. A gente tem que pedir licença para entrar e sair de casa e muitas vezes somos xingados”, relata outra moradora que pediu para ficar no anonimato.

O problema é recorrente e os moradores já não sabem a quem pedir ajuda. “A Prefeitura não fiscaliza nada. O Conselho Tutelar não age e a Polícia Civil e Militar também não ajuda. Temos 4 estabelecimentos que vendem bebidas e que funcionam normalmente até alta horas e ainda os trailers de lanche. A gente não aguenta mais”, desabafa outro morador.

Os moradores estão se organizando e vão fazer um abaixo-assinado e pedir ao Ministério Público que auxiliem na resolução do problema. Eles cobram mais policiamento, fiscalização e o uso dos policiais da atividade delegada.

Outro lado

A Polícia Militar informou que fiscaliza a região e que no domingo prendeu um homem que estava em alta velocidade pela avenida e portava drogas. Enquanto uma equipe foi apresentar o caso ao Plantão Policial de Bauru, a outra equipe ficou de plantão na cidade. Para este final de semana o policiamento será reforçado.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar e identificar o autor dos disparos que também seria o responsável por agredir brutalmente um jovem que segue internado na UTI de um hospital de Bauru.

O Conselho Tutelar informou que não é sua atribuição fazer a fiscalização nas ruas do uso de bebidas por menores de idade.

A Prefeitura de Macatuba não respondeu as solicitações feitas até a publicação do texto. Assim que a informação chegar, o texto será atualizado.

Em nota, a Prefeitura de Macatuba informou que tem 2 policiais que fazem atividade delegada por final de semana e que o efetivo policial não é o ideal, que o problema ocorre em praticamente todos os municípios paulistas, que tem buscado melhorar este cenário com reuniões e contato direto com o Governo do Estado, e acredita em um desfecho positivo.

“Sobre a avenida, especificamente, mantemos um diálogo frequente com os nossos policiais a fim de garantir a segurança não somente naquele local, mas em toda a cidade. Vale a pena ressaltar que boa parte dos frequentadores da Avenida Cel. Virgílio Rocha vem de outras cidades, o que deixa o trabalho dos policiais mais difícil. Por fim, a fiscalização por parte da Prefeitura tem sido feita de maneira frequente, mas é bom ressaltar que a mesma será intensificada, pois temos consciência de que há a necessidade de potencializar estas ações”, finaliza a nota.

*Matéria atualizada em 19/08, às 10h58, com informações da Prefeitura de Macatuba

Vista da pacata avenida Coronel Virgilio Rocha durante a semana

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.