“Operação Rios Mais Seguros” segue hoje na região

A “Operação Rios Mais Seguros” iniciada ontem (16/08) pela Polícia Ambiental segue hoje nos rios da região: Tietê, Dourado, Jacaré-Pepira e seus afluentes. A operação é desenvolvida pela 2ª Companhia do 2º Batalhão de Policiamento Ambiental, com base em Bauru, e tem como objetivo combater crimes como a caça, a pesca predatória, desmatamentos irregulares, seja em sinuosos corpos d’agua com mata fechada, ou em grandes reservatórios de usinas hidrelétricas.

Na operação feita nesta segunda-feira, as equipes de policiamento náutico trabalharam no Rio Tietê, entre os municípios de Pederneiras e Itapuí.

Em Itapuí, a Polícia Ambiental apreendeu 400 metros de redes no Rio Tietê que não tinham identificação, como exigido por lei. A rede foi recolhida e os peixes foram soltos. Em outra ocorrência, um pescador profissional foi autuado em R$ 1.040,00 e vai responder por crime ambiental por estar pescando em local proibido. Os peixes também foram soltos.

Em Pederneiras, dois pescadores profissionais foram autuados por que pescavam de rede de forma irregular: armaram redes em todo ambiente aquático. A lei determina que as redes podem ser armadas em apenas 1/3 do ambiente. Os policiais usaram o GPS para conferir a irregularidade.

Segundo o capitão PM, Leo Artur Marestoni, comandante da 2ª Companhia de Polícia Ambiental, a proposta é potencializar a sensação de segurança nos rios da região.

“Os principais objetivos da operação são a potencialização da sensação de segurança com o emprego das equipes na fiscalização dos mananciais de toda a região, bem como suas vias de acesso e na potencialização da sensação de segurança em áreas de maior interesse a segurança pública, em especial nas áreas de veraneio, nas unidades de conservação e nas áreas rurais de acesso comum”, explica a corporação.

Na operação, estão sendo utilizadas novas embarcações recebidas pelo Batalhão. “No momento em que celebra a substancial renovação de sua frota de embarcações, com ânimo e recursos renovados, reafirmamos o compromisso e o engajamento da unidade e da Polícia Militar Ambiental no cumprimento das suas missões institucionais”, salienta.

Operação da Polícia Ambiental segue hoje nos rios da região

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.