Lençóis tem emprego, mas trabalhador precisa se qualificar, diz secretário de Desenvolvimento Econômico

O Portal de Notícias Acontece na Região traz esta semana uma entrevista com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lençóis Paulista, Paulo Cesar Ferrari, que vai falar sobre as vagas oferecidas pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e a dificuldade de mão-de-obra qualificada para algumas funções.

Para se ter uma ideia, em média, o PAT de Lençóis oferece 200 vagas por semana e consegue preencher cerca de 30. Neste sábado (07/08), a Bracell faz um drive-thru para tentar preencher 450 vagas de motoristas de caminhão e operadores de máquinas florestais.

Com experiência de executivo de negócios no setor privado, Paulo Ferrari fez um levantamento das necessidades locais e foca o seu trabalho em 3 eixos básicos: atender as necessidades do empreendedor, oferecer capacitação aos trabalhadores e dar condições para que todos os lençoenses concorram a uma das vagas oferecidas.

“Hoje o empreendedor precisa de profissionais mais qualificados. Por exemplo, a empresa não precisa de um mecânico, ela precisa de um eletromecânico porque os equipamentos estão mais qualificados, com muita tecnologia. Para atender esta demanda, eu falei com Senai, Sebrae, ETEC, enfim, as escolas profissionalizantes, e pedi novos cursos. Fui atendido e estamos fazendo isso. Outro trabalho importante é o programa Trabalho em Foco, em parceria com o Social, em que vamos ter psicólogos orientando os trabalhadores que não estão conseguindo se colocar neste mercado de trabalho”, diz Paulo Ferrari na entrevista exclusiva ao Acontece na Região.

O Trabalho em Foco vai atender aos trabalhadores que não estão conseguindo emprego. Ou porque o currículo não está adequado, porque nem todas as aptidões estão elencadas e também por falta de postura durante a entrevista. Este trabalho começa esta semana, será realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e vai contar com 2 psicólogos para orientar este público.

Outro trabalho importante que começa hoje (02/08) é o de alfabetização de trabalhadores que estão empregados, mas que não sabem ler direito ou não são alfabetizados. Todo o trabalho será feito por professoras voluntárias e inicia com uma turma de 20 pessoas.

Este esforço da Administração Municipal de Lençóis Paulista quer elevar ainda mais os índices de empregabilidade na cidade. Na semana passada, dados do Ministério do Trabalho apontavam que 26 mil pessoas trabalham com carteira assinada em Lençóis, índice considerado muito bom já que representa mais de 1/3 da população.

Confira abaixo a entrevista com Paulo Ferrari que foi gravada na última sexta-feira (30/07).

Paulo Ferrari é o secretário de Desenvolvimento Econômico de Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.