Projeto social da Bracell, ‘Dona Della’ capacita 75 mulheres em Lençóis Paulista e Macatuba

Formar uma rede colaborativa local de mulheres aptas a empreender e abordar temas importantes como a violência doméstica são algumas das propostas do Projeto ‘Dona Della’, realizado pela Bracell Social e a Rede Mulher Empreendedora (RME). A primeira turma formou 75 mulheres de Lençóis Paulista e Macatuba que passaram por 32 horas de capacitação e mentoria realizadas pelas facilitadoras da RME.

Entre os resultados do projeto, destaca-se a formação de uma rede colaborativa local de mulheres. A gerente de sustentabilidade da Bracell, Lais Drezza, comentou que entre os assuntos foi também abordado questões de saúde e violência contra a mulher, o que levou as participantes a ampliarem a visão sobre o tema. “Elas entenderam que o assunto vai além da agressão física”, explicou.

Para fortalecer e estreitar os vínculos entre as participantes foi criado um grupo de WhatsApp que funcionou como uma ferramenta para esclarecimento de dúvidas e que continua ativo mesmo após a conclusão do curso. Ainda sobre a participação das mulheres, 76% delas são mães, sendo que 25% são mães solo. As atividades contaram ainda com a participação de 10 mulheres LGBTQIA+ e 5 PCD, evidenciando a abrangência do programa.

Várias das participantes da primeira turma estão nessa segunda etapa, dando continuidade nas capacitações e compartilhando o conhecimento adquirido por meio do Dona Della.

“O Dona Della me ajudou muito. Eu tinha medo que meu projeto não desse certo. Sempre fui independente e trabalhei fora e ultimamente estava ficando mais dentro de casa. O curso me deu forças para abrir meu próprio negócio. Sou grata por essa oportunidade, pois o programa abre nossa mente, tanto na área pessoal como profissional e estou muito feliz, me sentindo realizada”. Miriam Leite, 47 anos, moradora de Lençóis Paulista.

Mulheres apoiando mulheres na realização de seus projetos de vida. “Ficamos felizes em ver tantas mulheres protagonistas que querem atuar no mercado e, assim como a Bracell, buscam o crescimento e a melhoria contínua. Acredito que o Dona Della foi uma ferramenta que impulsionou elas ao desenvolvimento. A experiência da RME com o público feminino, somado à expertise e sensibilidade das palestrantes fez a diferença e agregou grande valor ao projeto”, destacou Lais.

“O programa apareceu em um momento que eu precisava demais. Com a perda do meu marido, me vi diante do desafio de dar apoio às minhas 4 filhas, sozinha. Eu não me sentia mais capacitada e estava estagnada com tudo que aconteceu. O Dona Della foi falando tudo que eu necessitava. Hoje estou vendo a vida de outra maneira e isso me deu forças pra recomeçar. Aliás, já comecei! Sou da área de marketing e estou muito feliz e otimista com tudo que está acontecendo na minha vida”. Elena Maria Costa Fernandes Silva, 48 anos, moradora de Macatuba.

Elena Fernandes Silva foi uma das 75 participantes do projeto ‘Dona Della’, promovido pela Bracell

Crescendo juntos

A Bracell acredita em relações ganha-ganha e aposta em um crescimento em conjunto: companhia e comunidade onde atua suas operações. Por meio do Bracell Social, investe em projetos que apoiam a transformação das pessoas e, com isso, contribuem com o desenvolvimento econômico das cidades e a melhoria da qualidade de vida. Laís destacou ainda sobre a força empreendedora da mulher e de como esse público tem conquistado cada dia mais o seu espaço. “O Dona Della concretiza tudo isso, trazendo oportunidades de inovação e desenvolvimento de novas habilidades para as mulheres da nossa região”.

A diretora da RME, Célia Kano reforçou às participantes a grande oportunidade de expandir seu negócio e concretizar o sonho empreendedor. “Cada participante é uma multiplicadora do conhecimento adquirido pelas capacitações. Compartilhem o conhecimento com outras mulheres, estimulando que elas também inovem e empreendam”. As capacitações das turmas seguem até agosto deste ano.

Prêmios

Ao final do curso, serão selecionados 05 empreendedoras que receberão acompanhamento específico e um prêmio em dinheiro a ser investido para alavancarem seus negócios.

Miriam Leite conta que o projeto 'Dona Della' lhe ajudou a abrir o próprio negócio

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.