Em Lençóis, sessão da Câmara promete ser ‘quente’ hoje

A sessão da Câmara de Vereadores de Lençóis Paulista tem uma pauta extensa com vários projetos para votação em regime de urgência, requerimentos e indicações. Mas a discussão deve ficar em cima dos discursos proferidos na semana passado pelos vereadores Dudu do Basquete (CIDA) e Mirna Justo (PSDB) que foram considerados homofóbicos, geraram discussões acaloradas nas redes sociais e exigiram posicionamento dos demais vereadores.

E o tema vem à tona já que a Câmara discute na noite de hoje (05/07) a emenda que troca o nome do projeto 60/2021 que institui a “Semana de Conscientização e Combate à Pedofilia”por “Semana de Conscientização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O projeto aprovado em primeira votação na sessão da última segunda-feira (28/06) é de autoria da Comissão da Vida, da Família e da Mulher, formada pelos vereadores Rômulo Pegolo (PP), Mirna Justo (PSDB) e Andréia Zaratini (PSL) e propõe ações de conscientização e informação para que os casos de pedofilia sejam denunciados pela população.

O projeto foi apresentado por Rômulo e elogiado pelos vereadores que fizeram uso da palavra. O problema foram os discursos considerados homofóbicos dos vereadores Dudu do Basquete (CIDA) e Mirna Justo (PSDB) que ganharam as redes sociais e foram duramente criticados porque misturaram pedofilia com homossexualidade.

Dudu do Basquete criticou duramente quem abusa de crianças e depois começou a falar que é contra a ideologia de gênero, criticou um comercial que está sendo veiculado na televisão e misturou pedofilia com orientação sexual.

Mirna Justo exibiu um vídeo em que um padre critica uma escola em que uma psicóloga fala sobre sexo aos alunos e sugere aos adolescentes várias formas de relacionamento. Ela disse ainda que a pedofilia tem sido incutida na cabeça das crianças como algo normal pela ideologia de gênero.

E toda esta confusão foi exatamente no dia 28 de junho, dia internacional do orgulho LGBT.

Os discursos geraram muita repercussão negativa e fez com que a Câmara de Vereadores publicasse no começo da noite da sexta-feira (02/07) uma nota oficial em que diz que “o posicionamento de cada vereador não reflete a opinião da instituição. Sendo assim, esta casa de leis reitera ser contra qualquer forma de preconceito e discriminação, seja de raça, religião, condição social e orientação sexual”.

Alguns vereadores também se posicionaram contra os discursos dos colegas nas redes sociais, mas não ficaram longe das críticas, já que durante a sessão ninguém se manifestou de forma contrária a Dudu e Mirna.

O presidente do Legislativo, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, disse que a pauta de hoje tem projetos importante para serem votados, mas acredita que alguns vereadores devem usar a palavra para discorrer sobre o tema.

A sessão ordinária começa às 19h com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Câmara, no link: https://youtu.be/l-tjrMtzsRs.

O VT da 22ª sessão ordinária de 28/06/2021 está disponível no link:

http://www.camaralencois.sp.gov.br/paginas/portal/videos.

Vereadores se posicionaram na sessão de ontem e se dizem sem preconceito contra os LBGTQIA+

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.