Com abertura de Central de testes, infecções por Covid-19 caem em Lençóis Paulista

Com menos de um mês em operação, a Central de Testes para detecção da Covid-19 auxiliou na queda da infecção pela doença em Lençóis Paulista. Foram realizados mais exames para o diagnóstico da doença, em comparação com o mês de maio, com redução no número de casos positivos.

Em todo o mês de maio foram realizados 4.237 testes (somadas a rede pública e privada), com 1.187 positivos. Em junho, foram contabilizados 5.004, com 919 positivos. Desde o dia 8 de junho, a Central de Testes recebeu 1.114 pacientes e 112 testaram positivo para Covid-19. Além da Central de Testes, a insistência na manutenção das barreiras sanitárias e outras medidas também colaboraram com o momento atual.

No boletim divulgado ontem, Lençóis Paulista registrava 11.698 casos da Covid-19, sendo que 275 estão ativos. 171 pessoas morreram desde o início da pandemia. O número de internações segue alto com 58 pessoas hospitalizadas. Na UTI do Hospital Piedade o índice de ocupação é de 125% e o de enfermaria, de 49%.

“A Central de Testes é mais uma medida efetiva para conter a disseminação do vírus, haja vista que, ao detectar Covid-19 em pessoas com síndrome gripal, conseguimos promover o isolamento e cessar a contaminação por indivíduo. Lençóis Paulista é uma das cidades que mais testa no planeta, além disso, é referência nacional no combate à pandemia. Agradeço a Deus, à comunidade, às equipes de Saúde e aos servidores públicos lençoenses”, comentou o prefeito Anderson Prado.

Os números também apontam para uma redução na positividade da doença em relação ao mês de maio. No mês passado a positividade, ou seja, o percentual de testes positivos em relação ao número de testes realizados, era de 28%. Já no mês de junho, a positividade está na casa dos 18%. Esse índice é parcial porque o mês ainda não foi encerrado, e ainda pode aumentar. Mas os dados mostram uma queda na velocidade da infecção até o momento.

“É importante ressaltar que, apesar de nossa queda de número de casos positivos e também de casos ativos em nossa cidade, nossos índices de ocupação de UTI do Hospital Piedade seguem alarmantes e a ocupação da enfermaria também é alta. Claro que entre a queda de casos e o reflexo disso na UTI, leva tempo, mas não é hora de relaxar as medidas sanitárias, principalmente do uso de máscara em todos os locais, distanciamento e higienização das mãos”, avaliou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lençóis Paulista, a enfermeira Adriana Santana, é importante ressaltar que a semana epidemiológica número 25 está com casos ativos acima da semana 24, portanto, a atenção deve ser mantida em alta. “Não é hora de relaxamento”, frisou.

A Central de Testes funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na unidade de Estratégia de Saúde da Família do Jardim das Nações e está em operação desde o dia 8 de junho. O atendimento é voltado a pessoas que apresentam sintomas gripais há pelo menos três dias (coriza, febre, tosse, dor de garganta).

Central de Testes funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na unidade de Estratégia de Saúde da Família do Jardim das Nações, em Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.