Gestantes, puérperas e deficientes começam a ser vacinados amanhã em São Paulo

As gestantes e puérperas sem comorbidades e as pessoas com deficiência permanente que não recebem o auxílio BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem ser vacinadas a partir de amanhã, quinta-feira, 10 de junho. A idade mínima para imunização é de 18 anos.

Com a antecipação do calendário do PEI (Plano Estadual de Imunização) cerca de 1,4 milhão de pessoas serão imunizadas nestas faixas, sendo que 400 mil são grávidas ou puérperas sem comorbidades.

O Governo de São Paulo também divulgou os critérios para os dois novos grupos vacinados a partir desta quinta. Grávidas e puérperas sem comorbidades serão atendidas com doses do Butantan ou da Pfizer.

As gestantes devem apresentar carteira de acompanhamento, pré-natal ou laudo médico, enquanto que puérperas com até 45 dias após o parto precisam levar declaração de nascimento de seus recém-nascidos.

Já as pessoas com deficiência permanente – física, sensorial ou intelectual – devem ir aos postos de vacinação com laudo médico ou outros documentos que comprovem a condição.

Valem registros de documentos de atendimento em centros especializados, documento com indicação da deficiência, cartões de gratuidade do transporte público e, em casos excepcionais, a autodeclaração.

O pré-cadastro no site Vacina Já ( www.vacinaja.com.br ) é recomendado para todos os públicos incluídos no calendário do PEI e economiza até 90% no tempo de atendimento nos postos de vacinação. O formulário pode ser preenchido no site ou via WhatsApp – basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um “oi” ou clicar no link wa.me/5511952202923?text=oi.

O preenchimento antecipado não é obrigatório, mas facilita o trabalho dos profissionais de saúde e também reduz as chances de aglomeração nos pontos de aplicação das vacinas contra a COVID-19.

SERVIÇO

A partir de 10 de junho

– Grávidas e puérperas sem comorbidades acima de 18 anos – 400 mil pessoas

– Pessoas com Deficiência Permanente sem BPC – 1 milhão de pessoas

Gestantes e puérperas sem comorbidades podem ser vacinadas a partir de amanhã

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.