Bauru tem 93% dos leitos de UTI ocupados; em Lençóis, taxa é de 115%

O Governo de São anunciou hoje novas flexibilizações no Plano São Paulo levando em conta a queda na ocupação dos leitos de UTI e o aumento da vacinação. No Estado a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 79%. Entretanto, na região de Bauru este índice é de 93%. No Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, a situação é ainda pior: 115% de ocupação. As informações são do Governo do Estado e da Prefeitura de Lençóis Paulista.

A projeção do Centro de Contingência do governo paulista aponta que os casos devem continuar em alta até meados de junho, mas com mais registros de casos leves da doença. E que a melhora nos índices vai depender do comportamento das pessoas – uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento social- e da velocidade da vacinação.

Nos dois casos, a situação é difícil de ser cumprida. A população não cumpre as orientações e a vacinação segue a passos lentos com o Butantã e a Fiocruz parando a produção esta semana por falta de insumos. No mês de junho deve ser concluída a vacinação para os portadores de doenças crônicas e deficiências. Para julho a proposta é de vacinar as pessoas com idade entre 55 e 59 anos e também os profissionais da educação com idade entre 18 e 46 anos.

Nas cidades de circulação do Portal de Notícias Acontece na Região (Lençóis Paulista, Agudos, Borebi, Areiópolis, Macatuba, Pederneiras e São Manuel), o número de novos casos de Covid-19 segue em alta e o número de óbitos também.

Em 30 dias, de 18 de abril a 18 de maio, as 7 cidades registraram 3.216 novos casos da Covid-19 e 80 óbitos. Só nos primeiros 18 dias de maio, os números apontam para 1.856 novos casos e 38 mortes. Os dados são dos boletins divulgados pelas prefeituras.

Lençóis Paulista e São Manuel apresentam mais casos da doença. Nos últimos 30 dias, Lençóis Paulista registrou 1.087 novos casos e 21 óbitos. Já em São Manuel, os novos casos registrados entre 18 de abril e 18 de maio foram de 1.034, já o número de óbitos no período foi de 27.

Pederneiras foi a cidade que registrou um menor número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus nos últimos 30 dias: 207 novos casos e 7 óbitos, sendo que nos 18 primeiros dias de maio a cidade registrou 109 casos e 1 morte.

Em Macatuba, foram 280 novos casos em 30 dias com o registro de 9 óbitos, sendo que neste mês a Prefeitura registrou 187 casos e seis mortes.

No Município de Agudos, o registro de novos casos ficou em 329 nos últimos 30 dias com 16 mortes. Neste mês de maio, 201 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e 10 perderam a vida.

Em Areiópolis, foram 2 óbitos nos últimos 30 dias, mas com 279 novos casos. Só em maio, 163 pessoas contraíram a Covid-19 e 1 pessoa foi a óbito.

Borebi segue com números baixos da doença. Neste mês de abril foram registrados 18 novos casos. Desde o começo da pandemia, em março do ano passado, a cidade registrou 2 óbitos.

A orientação é para que se mantenha o distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos, inclusive as pessoas que já tomaram as duas doses da vacina.

Governo de SP anuncia flexibilização, mas UTIs seguem lotadas na região

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.