Saúde intensifica ações de combate à dengue em Macatuba

A Secretaria de Saúde de Macatuba intensificou nesta semana o trabalho de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Município registra 43 casos positivos neste ano de 2021, sendo que 8 casos estão ativos, ou seja, em período de transmissão da doença.

O Portal de Notícias Acontece na Região conversou com Tatiana Frascarelli Beltramini Bueno que é enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Macatuba. Ela disse que os casos se concentram na região central da cidade e que as pessoas contaminadas podem estar levando a dengue aos bairros onde residem.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica disse que o número de casos está dentro da normalidade e não se configura um surto de dengue. Enfatizou que é uma situação atípica e que por conta da Covid-19 a população relaxou dos cuidados com a dengue. “A equipe de vetores está fazendo o trabalho de orientação casa a casa e a nebulização de acordo com os protocolos. Mas é preciso que a população ajude neste processo”, orienta.

Dentre as orientações, a limpeza dos quintais e dos terrenos, já que em pequenos reservatórios de água a larva eclode e se transforma no mosquito. Tatiana Bueno disse que a Prefeitura está realizando a limpeza das ruas e espaços públicos e que só depois disso é que será avaliado a necessidade ou não de um mutirão de limpeza.

Em relação ao mato alto e sujeira nas ruas, praças e espaços públicos, Tatiana Bueno informou que a Prefeitura retomou o serviço na última semana e que o problema ocorreu porque vários servidores foram afastados com Covid-19.

Para denunciar locais que possam servir de criadouro do mosquito da dengue é só ligar no 3298-9800 ou informar nas unidades de saúde.

Veja como acabar com as larvas do mosquito:

Não deixe acumular água nos vasos de plantas, calhas entupidas, garrafas, lixo a céu aberto, bandejas de ar-condicionado, poço de elevador, entre outros. Os terrenos devem ser limpos e capinados.

O Aedes aegypti coloca seus ovos, preferencialmente, nas paredes de criadouros com água limpa e parada, bem próximo à superfície da água. Daí a importância de lavar, com escova ou palha de aço, as paredes dos recipientes que não podem ser eliminados, onde o ovo pode permanecer grudado

Conheça os principais sintoma da dengue

Os principais sintomas da dengue são febre alta (acima de 38,5º), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Muitos sintomas são semelhantes ao da Covid-19, portanto, a orientação é para procurar o médico e evitar a automedicação.

Tatiana Bueno é enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Macatuba

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.