Safra tem estimativa de colheita de 7,5 milhões de toneladas de cana

A safra canavieira 2021/2022 teve início na primeira quinzena de abril e a quantidade de cana estimada é de 7,5 milhões de toneladas em toda a região de abrangência da Ascana.

A safra canavieira movimenta não só a economia de Lençóis Paulista e Macatuba, cidades-sedes das usinas Barra Grande e São José, mas de toda região. A área efetiva de colheita de cana-de-açúcar para a safra atual é de 98.181 hectares, distribuída em 14 municípios e resulta em 3 mil empregos diretos.

“Há uma expectativa que, de maneira geral, esta safra que se inicia seja de bons resultados, um pouco melhor que a do ano passado. Distribuída por Usina, foi estimada uma moagem de 4,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na São José e de 3,4 milhões na Barra Grande. Na soma das duas usinas serão então 7,5 milhões toneladas de cana a serem entregues pelos produtores associados da Ascana”, aproximadamente 300 mil toneladas a mais que na safra passada, disse Jorge Luiz Morelli, que é produtor de cana e Diretor Administrativo da Ascana.

Na safra 2020/2021 o volume de cana moída nas usinas São José e Barra Grandes, ambas da empresa Zilor Energia e Alimentos, foi de 7.212 milhões de toneladas de cana. O ATR médio fechou em 141,65 kg/tonelada.

Em relação ao ATR (Açúcar Teórico Recuperável), que é o indicador para o cálculo do preço da tonelada de cana, estimam-se 135 kg/t de cana para esta safra. No ano passado fechou com 141,65 kg/t.

Outro fator destacado por Jorge Morelli foi clima que não tem sido muito favorável. “Nos últimos quatro anos a intensidade e a distribuição das chuvas tem piorado. Foram vários veranicos, que são períodos de pelo menos 15 dias sem chuva durante o verão, que são muito impactantes na perda de umidade do solo, por ocorrerem durante os meses mais quentes do ano, explica.

Jorge Morelli também falou dos cuidados e medidas tomadas para garantir que as atividades agrícolas não sejam interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus. “Estamos em um momento crítico da pandemia, mas tomamos as medidas já no início do ano passado e continuamos fazendo tudo o que é recomendado pelas autoridades sanitárias. Tais medidas restritivas e de prevenção, somadas ao fato de as atividades acontecerem no campo, em ambiente aberto e sem aglomerações, contribuem para reduzir a pressão de contágio”, ressalta.

Safra canavieira 2021/2022 gera 3 mil empregos diretos

Por conta da pandemia, os produtores associados a Ascana seguem à risca as orientações e protocolos sanitários no cultivo e colheita da cana-de-açúcar. As ações de conscientização, higienização e distanciamento são diárias e constantes.

Safra canavieira tem estimativa de colher 7,5 milhões de toneladas de cana

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.