Defensoria pede que Regional de Saúde de Bauru faça gestão do kit intubação

A Defensoria Pública do Estado enviou para que a DRS-6 (Diretoria Regional de Saúde) de Bauru, que abrange 68 municípios, uma recomendação para que as unidades de saúde da região façam a atualização periódica do estoque de medicamentos e oxigênio hospitalar no sistema MedCovid, bem como seja feita a gestão dos medicamentos de modo a suprir demandas com a utilização de estoques de municípios vizinhos, de maneira excepcional. As providências devem ser tomadas em 48 horas.

A recomendação foi feita após reunião entre a Defensoria e a DRS-6 em que o assunto foi tratado e, segundo a Regional de Saúde de Bauru, as informações no sistema não estão sendo alimentadas de forma satisfatória.

No documento, a Defensoria menciona a ocorrência de duas mortes em Lençóis Paulista por escassez de medicamentos necessários para a intubação e as informações repassadas pela DRS 6 foi de que não há um compartilhamento eficiente do estoque de medicamentos para o kit intubação e que o sistema MedCovid não vem sendo alimentado de forma satisfatória e periódica por todas as unidades de saúde relacionadas a Regional de Saúde de Bauru.

O Acontece na Região apurou que Lençóis Paulista tem medicamentos do kit intubação para 5 ou 6 dias, dependendo da demanda de internações na UTI.

MedCovid é a plataforma eletrônica desenvolvida pela Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde para coleta célere e sistematizada dos dados de consumo e estoque de medicamentos dos serviços de saúde do Estado de São Paulo. Nela, todos os serviços de saúde participantes deverão preencher o sistema semanalmente, informando seus estoques de medicamento, de modo que possam participar efetivamente das estratégias de alocação do “kit de intubação”, visando apoio às estratégias tripartite.

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.