Frigol fecha unidade em Goiás e concentra produção em Lençóis e no Pará

A empresa Frigol, com sede em Lençóis Paulista e considerado o quarto maior frigorífico brasileiro no abate de bovinos, encerrou na última segunda-feira (05/04) as operações na unidade fabril de Cachoeira Alta, em Goiás. A produção se concentrará em suas outras três unidades de abates de bovinos, localizadas em Lençóis Paulista, São Félix do Xingu e Água Azul do Norte, ambas no Pará.

Essas três unidades, com várias habilitações para exportação para diferentes mercados vão assegurar a disponibilidade de produtos para os mercados interno e externo. Em entrevista ao Globo Rural em dezembro de 2020, a empresa informou que as exportações representaram 44% da receita no ano passado, uma alta de 10 pontos percentuais em relação a 2019, tendo a Ásia como destino de 80% dos embarques.

A Frigol integra também a seleta lista das 100 maiores empresas do Agronegócio no Brasil publicada pela Revista Forbes. A empresa lençoense aparece na 68ª posição com suas unidades de produção de carne bovina e suína e uma receita de R$ 1,9 bilhão em 2020.

Em relação ao fechamento da unidade em Cachoeira Alta, a empresa disse por meio de uma nota que a decisão foi fruto de criteriosa e detalhada análise do portfólio de seus ativos operacionais, diante um quadro estrutural de severa restrição na oferta de animais prontos para abate em combinação ao enfraquecimento da demanda no mercado interno, que levaram a empresa a aumentar seu foco no mercado externo.

Além desses aspectos, especificamente relativos a planta de Cachoeira Alta, por ser arrendada, pesam fatos adicionais como a baixa atratividade por investimentos que poderiam permitir o direcionamento de produtos ao mercado externo.

A empresa disse ainda que a unidade foi devolvida ao proprietário e os funcionários foram dispensados, mas que receber uma carta de referência, possibilidade de vaga em outra unidade, sem entrar no processo seletivo, e suporte na busca de novas oportunidades de emprego na cidade e região.

Em relação aos pecuaristas, a Frigol disse que vai se empenhar para manter o relacionamento e os negócios com os pecuaristas da região, absorvendo parcialmente os animais para a planta de Lençóis Paulista (SP).

“Essa decisão se soma às demais iniciativas que a Frigol vem adotando com o objetivo de assegurar melhor eficiência operacional e resultados sustentáveis. A companhia permanece atenta a novas oportunidades para expansão dos seus negócios em linha com seu plano estratégico”, finaliza a nota.

Sobre a Frigol:

Fundada em 1992 pela família Gonzaga Oliveira, que atua no ramo de carnes desde 1970, a Frigol vem se consolidando como uma das grandes empresas brasileiras de produção e industrialização de proteína animal. A empresa está estrategicamente localizada nos estados de São Paulo e Pará. Sua estrutura logística garante competitividade, agilidade e pontualidade, com importante participação no mercado nacional e internacional, com presença em mais de 60 países espalhados pela América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.

Unidade da Frigol em Lençóis Paulista

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.