Com corte de orçamento, IBGE suspende provas de concurso

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou hoje (06/04) a suspensão das provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários que trabalhariam no Censo 2021. O concurso oferecia quase 200 mil vagas: cerca de 17 mil vagas para agentes censitários e 182 mil vagas para recenseadores. As datas das provas programadas no edital eram de 18 e 25 de abril.

A decisão de suspender as provas foi tomada, segundo o IBGE, devido ao corte de 96% dos recursos previstos no Orçamento Geral da União para a realização do Censo Demográfico, previsto para este ano. O valor acordado para a realização do Censo 2021 era de R$ 2 bilhões, mas o orçamento aprovado pelo Congresso contemplou apenas R$ 71 milhões. O orçamento ainda não foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

O IBGE destacou, no entanto, que o processo seletivo não foi cancelado e informou que avaliará, junto com o Cebraspe, empresa organizadora do concurso, um novo planejamento para aplicação das provas, a “depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico”.

*Com Agência Brasil

recenseadores e agentes censitários do IBGE

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.