Prado vai a Brasília em busca de medicamentos

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado de Lima, viajou na manhã de hoje para Brasília em busca de medicamentos do kit intubação para as pessoas que estão internadas e intubadas na UTI do Hospital Nossa Senhora da Piedade. Ele está acompanhado da prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, e do prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, que também buscam recursos e medicamentos para tratamento da Covid 19.
A primeira audiência será às 16h30 com o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto. A reunião foi marcada pela deputada federal Carla Zambelli.
Na sequência, a comitiva da região vai se encontrar com Deborah Virginia Macedo Arôxa, que é Secretária Especial de Assuntos Federativos. Essa reunião vai acontecer às 18h e foi agendada pelo deputado federal Rodrigo Agostinho.


A falta de medicamentos para os doentes em leito de UTI ensejou uma Ação Civil Pública ingressada pelo Ministério Público de Lençóis Paulista. Decisão da juíza Marina Freire, de Bauru, publicada no domingo 28/3, determina que o Estado abra leitos e transfira ou garanta a entrega de medicamentos do chamado kit intubação e o oxigênio. A decisão deu 4 horas de prazo para a entrega do medicamento e 8h para a transferência. A multa é de R$ 3 milhões. Por enquanto, o Estado não cumpriu nem uma nem outra determinação da Justiça.
Em nota, a Prefeitura de Lençóis Paulista informou hoje (30/03) que junto com o Hospital Nossa Senhora da Piedade e com o auxílio da Diretoria Regional de Saúde de Bauru conseguiu o empréstimo de sedativos junto a municípios da região, reabastecendo parcialmente os estoques.


Em relação aos relaxantes musculares, que são necessários ao processo de intubação e manutenção do estado de sedação dos pacientes, a Prefeitura ainda busca a reposição do estoque que, por enquanto, contam apenas com os medicamentos fornecidos no domingo pelo Hospital das Clínicas de Botucatu. O Hospital ressalta que, por hora, não há falta de medicamentos, mas, insiste na necessidade permanente de reposição dos estoques até sua regularização.


Por conta da situação grave, a Diretoria Regional de Saúde oficiou a Prefeitura para que forneça os dados dos pacientes internados para, se for necessário, seja realizada a transferência para hospitais de referência da região.
Entretanto, a nota da Prefeitura de Lençóis Paulista deixa claro que esta não é a melhor situação já que foi montada a estrutura física, conseguiu-se equipamentos e as equipes estão mobilizadas para seguir com o atendimento dos lençoenses e também dos pacientes da região no Hospital Nossa Senhora da Piedade e pede o envio dos medicamentos necessários para seguir com esse trabalho.


Até o final da manhã de hoje (30/03), o Hospital Piedade tinha 19 pessoas internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 38 pacientes na enfermaria. O boletim de ontem apontava que a cidade registrou 8.223 casos de Covid 19 e 103 óbitos. Ontem, registrava 542 casos ativos.


Na foto, o prefeito o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, o prefeito de Lençóis, Anderson Prado de Lima

Abaixo, vídeo da prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, já em Brasília.

Na foto, o prefeito o prefeito de Jaú, Ivan Cassaro, a prefeita de Bauru, Suéllen Rosim, o prefeito de Lençóis, Anderson Prado de Lima

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.