Agosto Lilás: Em Lençóis, postos de saúde trabalham com atendimento às mulheres e conscientização sobre a violência

A conscientização das mulheres que sofrem violência ou para que identifiquem se são vítimas ou não de seus companheiros é um trabalho que está sendo intensificado neste mês de agosto na unidade de saúde da Vila Cruzeiro, em Lençóis Paulista, pela equipe do Programa de Saúde da Família. Além dos enfeites no tom lilás, as agentes de saúde realizam palestras para os usuários.

O Acontece na Região entrevistou a enfermeira Angélica Damascena que falou do trabalho e da importância da denúncia.

“As agentes comunitárias de saúde estão dando palestras e falando da importância da denúncia e que não é só uma agressão física ou sexual que elas têm que denunciar e também de como procurar ajuda”, diz a enfermeira.

Angélica destaca que não é só o estupro e o espancamento que são consideradas agressões, mas também o xingamento, dentre outros tipos de violência.

“É importante que ela procure uma ajuda, alguma orientação e todas as unidades de saúde de Lençóis Paulista estão preparadas para este auxílio. Nos casos mais graves, de agressões físicas ou uma agressão sexual, o primeiro atendimento é na UPA e depois são encaminhadas para o RAIS Mulher para acompanhamento médico e com psicólogos”, orienta. As mulheres também podem buscar auxílio na Secretaria de Assistência Social, nos CRAS e no CREAS.

Assista abaixo a entrevista completa:

Angélica Damascena é enfermeira na ESF do Jardim Cruzeiro

Tags

Compartilhe:

Notícias relacionadas

Receba as principais notícias da região no seu e-mail.